botânica, física vegetal, agricultura e economia rural; 2ª- química, mineralogia e farmácia; 3ª- zoologia, anatomia e fisiologia; 4ª- física, mecânica prática, máquinas e instrumentos; 5ª- cirurgia e arte veterinária; 6ª- cirurgia e arte obstetrícia. Cada seção constará de seis membros: quatro internos e dois externos.
A classe das ciências sociais constará de quatro seções: a 1ª - ideologia e teoria dos sentimentos morais; 2ª- direito público, história das negociações, direito político; 3ª- direito natural e das gentes, filosofia jurídica e história da legislação; 4ª- economia política e estatística universal. Cada uma constará de seis membros: 4 internos e dois externos.
A classe da literatura e belas-artes será dividida em quatro seções: 1ª- análise e composição da linguagem; 2ª- antiguidade, monumentos e inscrições; 3ª- história civil e literária; 4ª- belas-artes. Cada uma das seções será composta de oito membros, seis internos e dois externos.
Os membros internos do Instituto sobre os quais deve pesar necessariamente a maior parte dos seus trabalhos, serão todos residentes na capital do Império. Os externos poderão residir em qualquer parte do Império, mas para uns e outros destes lugares não serão nomeados senão homens de reconhecidos talentos, ciência e amor da sabedoria, os quais se tenham acreditado pelos seus trabalhos e escritos públicos, ou por obras apresentadas ao Instituto. Para crédito do Instituto e para que ele tenha ocasião de receber o devido testemunho de apreço dos sábios estrangeiros, que por seus eminentes talentos e pela importância de seus trabalhos científicos se tiverem constituido beneméritos do reconhecimento de todas as nações cultas, haverá no Instituto 16