A instrução e o Império - 1º vol.

necessários para o exercício e uso da tipografia; não poderão, porém, efetuar-se compras, sem que proceda a aprovação do conselho administrativo.

Ao bibliotecário competirá a conservação, asseio, arranjo e guarda da biblioteca, compra e alborque dos livros; a encomenda de jornais literários ou outros quaisquer periódicos que devam existir na biblioteca, precedendo sempre aprovação e ordem do conselho. Pertencer-lhe-a também a aceitação e o despedimento dos guardas e mais empregados necessários para a boa ordem deste estabelecimento. A entrada na biblioteca será livre a todos os membros. Os livros que estes pretenderem consultar lhes serão franqueados ainda mesmo precisando deles, levá-los por algum tempo para suas casas contanto que em um caderno ou livro para esse fim destinado, fique assento da sua saída, assinado pelo mesmo membro que os levar. Quando forem restituídos, o bibliotecário averbará o assento de saída, declarando o dia de entrada, e assinando juntamente com o membro que fizer a entrega. Nenhum livro deverá existir fora da biblioteca por mais de um mês, e não tornará a sair dela, sem que tenha passado outro mês, depois da sua reposição.

Ao guarda-mor, e conservador do gabinete de física, museu e laboratório, competirá a guarda e conservação, asseio e ordem de todos estes estabelecimentos. A entrada do museu, gabinete e laboratórios deverá ser franca a todos os membros, bem como ao exame dos produtos naturais e artefatos ali existentes; e dos instrumentos, máquinas, modelos e seu uso prático nas experiências que precisarem fazer. Para evitar a multiplicidade de estabelecimentos do mesmo gênero, a biblioteca, museu, laboratórios