um incálculavel benefício esse sistema, que permite reunir em um só local 400 meninos, debaixo da direção de um mestre único, ajudado de monitores tomados entre esses mesmos meninos. Era o sistema da máquina aplicado à instrução pública; a escola movia-se sobre o impulso de um principal motor, embora sem nenhum princípio de vida. Mais valia isto que nada.. Nos países, porém, em que a educação popular excitou em alto grau a atenção de Lancaster, ou nunca foi admitido ou foi rejeitado depois dos primeiros ensaios.
Na Suíça e Escócia, países que podem ser citados sobre a matéria, nunca ele foi introduzido. Em toda Alemanha, diz o Sr. Cousin, não encontrei uma só escola Lancasteriana, nem uns só pedagogo que fosse partidário de semelhante modo de ensino. Na Holanda, algumas experiências fizeram-se a princípio, mas sendo mal sucedidas, o método em questão foi para sempre proscrito. Ainda em 1836, diziam os mais ilustres pedagogos desse país ao filosofo francês, citado acima: "Nem mesmo nas escolas pobres e nos asilos da mendicidade nos julgamos com direito de aplicar um tal método, porque é impróprio de seres inteligentes e morais. "Na França, por espírito de reação contra o governo da restauração que tendia a concentrar nas mãos do clero a educação da mocidade, preconizou-se o método de Lancaster, em um grande número de escolas eclesiásticas; mas o espírito de reação passou; reconheceram-se os seus inconvenientes, e o mutualismo acha-se hoje ali em completo abandono sendo aplicado ainda em 1.905 escolas, segundo o relatório de 1844 do Sr. Selrandy. Assim o que tem sido repelido em todo o mundo civilizado não podia servir de base ao plano da comissão de instrução; não devia continuar a dirigir o