A instrução e o Império - 1º vol.

combinarem para não irem as aulas em um dia letivo, os lentes, na hora designada para sua aula, entrando para ela com o contínuo, farão apontar esta falta, que equivalerá a dez, sem causa motivada; exceto para aqueles que justificarem que faltaram por moléstia, apresentando certidão do médico ou cirurgião aprovado.

"Acabados os atos, haverá no segundo dia útil uma congregação em que hão de dar por findos os trabalhos do ano letivo; nesta congregação se tratará de conferir prêmios a dois estudantes de cada ano, que pela sua frequência, lições, dissertações, atos e até pela sua conduta, mereçam decidido conceito. O lente de cada uma cadeira proporá para um prêmio aquele ou aqueles de seus discípulos que julgar mais dignos; e procedendo-se à votação se conferirá àquele, que obtiver a unanimidade de votos em seu favor. Não poderá o mesmo estudante ter mais de um prêmio, no mesmo ano. Os prêmios serão uma medalha com uma das legendas gravadas de uma face — prêmio de mérito literário (São Paulo ou Olinda) e da outra face o nome do premiado e o ano em que foi premiado; além disto um certificado de mérito, que será passado em nome da congregação, assinado pelo diretor e lentes do ano a que pertencia o premiado e pelo secretário e selado com o selo da Academia. Os prêmios serão distribuídos, no ano seguinte, publicamente, no dia assinalado, o qual o diretor fará anunciar por editais, e repiques de sinos da casa dos estudos, na véspera e no mesmo dia.

"Haverá férias gerais que começarão nas vésperas do Natal até o fim do mês de fevereiro, devendo começar o curso no mês de março. Além destas, haverá as do Entrudo até a quarta-feira de cinzas inclusive, e as da Semana Santa que começarão no