mais recomendável. Os prêmios serão todos iguais, e da quantia de 120$000 cada um, pagos aos meses sobre a apresentação do provimento passado em regra e pelo mesmo modo que se pagarem os soldos aos oficiais do exército. O mês de março será o primeiro mês para o vencimento do prêmio.
Sendo em geral decrescente o número dos discípulos em todos os anos, a contar do 1º, também será decrescente o número de prêmios destinados para cada um dos anos acadêmicos; assim: no 1º ano - seis prêmios; no 2ºano - cinco; no 3º- quatro; no 4º- três; no 5º- dois; no 6º- um prêmio. Estes prêmios serão uma remuneração honrosa dos bons estudos e boa Conduta do ano vencido. Haverá ainda um prêmio extraordinário para distinguir o melhor dos discípulos que completarem o curso de engenheiros; consistirá em uma medalha de ouro, acompanhado de um diploma em que se declarem as qualidades mais recomendáveis do discípulo.
As vagas dos lentes proprietários serão preenchidas pelos substitutos habilitados, segundo as suas antiguidades. Os lugares de substitutos serão dados a concurso, preferindo em circunstâncias idênticas os discípulos da mesma Academia.
"A Regência, em nome do Imperador, há por bem que, ficando sem nenhum efeito os estatutos da Academia militar, datados de 22 de outubro de 1833, se observem os de 9 de março de 1832, com as seguintes alterações: 1º — que a Academia dos guardas-marinhas, que pelos ditos estatutos de 9 de março tinha sido incorporada à Academia militar, fique de todo desligada desta. 2º — que a administração econômica da Academia militar seja encarregada a um diretor que servirá por tempo de um ano sendo eleito pela congregação dos lentes entre si, e proposto ao governo