A instrução e o Império - 1º vol.

porém tendo a certeza de que estudariam eles tudo quanto lhes poderá ser necessário".

ENSINO ESPECIALIZADO — Os liceus (escolas de 2º grau) e as "escolas subsidiárias, no projeto de reforma Januaria da Cunha Barbosa (1826) pelos seus programas se aproximam mais dos institutos especializados que de humanidades. Ao liceu correspondiam "os conhecimentos das ciências morais e econômicas". O curso era dividido em três anos: no 1º se daria uma ideia geral dos três reinos da natureza, insistindo-se particularmente no conhecimento dos terrenos e dos produtos naturais de maior utilidade nos usos da vida; também se dariam convenientes noções de química e sua aplicação às artes; o ensino deste 1º ano terminaria com a exposição de uns brevíssimos elementos de agricultura. No 2º ano se ensinariam os princípios de álgebra ordinária, os elementos de trigonometria, os princípios gerais de mecânica e de física geral dando-se de todas estas ciências noções puramente elementares. No 3º ano: começaria a instrução dos alunos por noções as mais importantes de economia política e de comércio em geral; continuaria o ensino pela exposição dos princípios fundamentais da moral e terminaria com os elementos brevíssimos do direito natural.

As escolas subsidiárias (aditamento ao liceu) seriam destinadas a um curso mais completo de todas as ciências e suas aplicações às artes, seria o seu fim não somente dar uma instrução mais sólida a todos os indivíduos que se achassem em circunstâncias de poderem em benefício de sua própria fortuna, aplicar mais tempo a sua própria instrução, mas "também dar mais amplo desenvolvimento aos talentos não ordinários". Nelas se ensinariam: a história natural, a física, a química, a agricultura, as matemáticas puras