A instrução e o Império - 1º vol.

patologia interna; 7º - matéria médica, farmácia médica, farmácia e terapêutica; 8º - medicina legal; 9º - clínica externa; 10º - clínica interna; 11º - anatomia cirúrgica, medicina operatória; 12º - partos, moléstias de mulheres pejadas, e de crianças recém-nascidas.

Distribuição das matérias: 1º ano - física, química e botânica; 2º ano - anatomia descritiva com assistência às lições de fisiologia; 3º ano - fisiologia, higiene e clínica externa; 4º ano - patologia externa e interna, clínica interna, matéria médica, farmácia e temapêutica; 5º ano - anatomia cirúrgica, medicina operatória, medicina legal, e repetição de clínica externa ou interna conforme o grau a que aspirarem.

Primeiro ano - Pelo plano que apresentamos vê-se que: nós encarregamos alguns lentes de mais de uma cadeira; por ora assim é necessário por economia, e para que a instrução seja completa, quanto é possível. Poderemos facilmente justificar a reunião de algumas cadeiras, e julgamos que se os professores preencherem bem os seus deveres, não ficam uns mais sobrecarregados do que outros. O professor de química pode ensinar também física, sem que isso lhe seja muito pesado, pois que todos os professores de química começando as suas lições por mostrar as propriedades dos fluidos imponderáveis, que são da competência da física, que dificuldade haverá em que este faça também lições sobre a gravitação, as propriedades dos sólidos, dos líquidos, gases e vapores? Em quatro meses ele pode preencher esta tarefa, e fica-lhe o resto do ano para a química. O professor de botânica não pode facilmente encarregar-se de outra cadeira, visto que ele deve empregar ao menos três meses nos elementos da ciência, e seis na descrição das familias mais interessantes em medicina; com tudo nós o encarregamos de dar também algumas noções do zoologia e mineralogia, se o tempo lhe permitir, porque é bom que os estudantes tenham algumas ideias da classificação dos animais e minerais, e como ciências de classificação elas tem grande relação com a botânica. Certamente ninguém pode ser bom físico, bom químico e botânico dentro de um ano, pois que cada uma destas ciências é capaz de absorver a vida ordinária de um homem, mas eles podem ficar com aquilo que se vai buscar em uma escola; a capacidade para por si sós aprofundar querendo essas ciências. Não dissimularei entretanto um grande e fortíssimo inconveniente que temos, o qual consiste nos excessivos feriados, dias santos, festas, que tanto favorecem a preguiça, a que já o nosso clima nos torna propensos; é de esperar porém, que este estado de cousas, devido em grande parte ao capricho dos déspotas, não persista por muito tempo entre nós com um governo constitucional, visto que é um dos benefícios infalíveis deste é pôr todos os espíritos em movimento, e animar todo o mundo ao trabalho.