Gonçalves Vilela; a grande medalha de desenho de modelo vivo, ao aluno matriculado, Guilherme Muller.
N. B. — Não houve prêmios de escultura, em razão do ser a classe frequentada só por alunos amadores, e os estatutos não contemplar senão os matriculados. (Do Jornal do Comércio de 24 de dezembro de 1834).
Ensino Militar
Correspondência — Pede-se-nos a publicação do seguinte ofício:
Ilmo. e exmº sr. - Os lentes da Academia Militar abaixo assinados, sendo-lhes comunicada a portaria de 9 do corrente mês, pela qual V. Exª ordenara ao diretor da dita Academia, que suspenda na parte que lhe toca a execução das disposições dos estatutos atualmente em vigor, nas quais se fixarão novos vencimentos aos empregados dela, até que a Assembleia Geral Legislativa haja de as aprovar; julgam do seu dever levar ao conhecimento de V. Exª por meio do presente memorial, algumas ponderações sobre um objeto que tão gravemente afeta os seus interesses.
Permita V. Exª que os abaixo assinados, propondo-se falar das mudanças operadas nos regulamentos da Academia Militar, há quatro anos para cá, remontem à origem deste estabelecimento, a fim de melhor orientar a V. Exª no conhecimento do seu estado atual, que infelizmente parece inteiramente ignorado daqueles a quem cumpre proporcionar-lhe os melhoramentos de que carece.
A Academia Militar foi criada no ano de 1810, pelo alvará de 4 de dezembro; benefício este que o Brasil deve nos esforços do Conde de Linhares D. Rodrigo, que então dirigia os Negócios da Repartição da Guerra. Este benemérito ministro cujos talentos o tornavam digno de um governo mais esclarecido conhecendo por convicção própria toda a importanda da difusão dos conhecimentos matemáticos e físicos, como o mais direto e eficaz meio de civilizar um país novo e abundante de recursos naturais, qual o Brasil, projetou fundar nesta capital um estabelecimento em que todos os ramos das ciências, matemáticas e físicas fossem gratuitamente ensinados à mocidade brasileira, sem distinção de classe; e conseguiu (não sem alguma contrariedade) realizar tão nobre e patrótico desígnio com a criação da academia denominada militar. A denominação de academia militar bem que imprópria seja para um estabelecimento cujo objeto principal deverá ser o ensino do ciências inteiramente independentes das doutrinas militares, e sem restrição a classe alguma de cidadãos, é contudo escusável naquela época, em que a necessidade de instruir um gênero de instrução privativo para os militares, se