tornava mais juatificável aos olhos de um governo absoluto, do que a ilustração da massa geral do povo; procurando destarte aquele ministro fazer participante toda a nação do favor aparentemente concedido a uma só classe. Com efeito, foram consideradds como objeto principal do ensino nesta academia as seguintes ciências a saber: as matemáticas puras em toda a sua extensão, a mecânica, a astronomia, a geologia, a física experimental, a química, a botânica, a zoologia, e a mineralogia, a cujo ensino acresceu ainda o de desenho em todas as suas espécies; quanto aos conhecimentos militares, estes fizeram objeto de curso apenas ligados ao ensino daquelas ciências pelas noções preparatórias que daí derivam, mas que sem inconveniente podiam ser tratadas a parte, fazendo objeto de um curso de aplicação, compreendendo os ramos relativos às diferentes armas; e provavelmente eram às vistas do sábio fundador do estabelecimento em questão.
Esta importantíssima instituição, talhada sobre larga base, teve a infelicidade de perder mui cedo o apoio e a direção do espírito ilustrado que a fez nascer, e que deverá dar-lhe o último desenvolvimento; de modo que vindo a cair nas mãos inábeis, ou pouco zelosas dos numerosos sucessores daquele ministro, apenas pode sustestar na quase obscuridade uma existência mesquinha, até a época das recentes reformas nela operadas.
Os abaixo assinados estão longe de pretender dirigir o ilustrado espírito de V. Exª na execução das leis; tão pouco intentam hoje trazer à convicção de V. Exª a opinião que eles professam na matéria; mas permita V. Exª que para sustentação desta, e da causa que lhes interessa, eles aleguem o exemplo de outras repartições do ministério, nas quais, em virtude de autorizações análogas, se operavam recentemente reformas em diversas e importantes estações; procedendo-se aí todavia de uma maneira inteiramente oposta ao que se praticou na repartição da Guerra em caso idêntico, pelo que respeita aos vencimentos dos funcionários na reforma da Academia Militar.
Releve enfim V. Exª que os abaixo assinados, deixando encarar este objeto pelo lado do seu próprio interesse, o contemplam agora pela face da pública utilidade: o que, cônscios da dignidade que lhes confere a importância do seu magistério, hajam de levar a presença de V. Exª o quase total descoroçoamento que lhes inspira o desfavor com que tem sido tratada a Academia Militar; pois que a comparar-se a fria indiferença com que vão olhados os interesses deste estabelecimento, com os desvelos e vantagens prodigalizados à prol dos cursos jurídicos, das escolas de medicina, e de todas as estações públicas recentemente melhoradas, parece que tanto o governo como a Assembleia Geral Legislativa ainda não compreenderam toda a extensão