Cadeira de música — Sendo-me presente por parte do Conde dos Arcos o estado de decadência em que aí tem chegado a arte da música, tão cultivada pelos povos civilizados em todas idades, e tão necessária para o decoro e esplendor com que se devem celebrar as funções do Culto Divino: hei por bem criar nessa cidade (Bahia) uma cadeira de música. (Carta do Rei ao Conde de Palma, governador e capitão-general da Capitania da Bahia) (Carta-régia 30 de março 1818).
Laboratório de química na Corte. — Tendo em consideração as muitas vantagens que devem resultar em benefício de meus vassalos, do conhecimento das diversas substâncias que às artes, ao comércio e Indústria nacionais podem subministrar os diferentes produtos dos 3 reinos da natureza extraídos dos meus domínios ultramarinos, os quais não podem ser exata e adequadamente conhecidos e empregadas, sem se analisarem e fazerem necessárias tentativas concernentes às úteis aplicações de que são suscetíveis: sou servido criar nesta Corte um Laboratório químico-prático. (Decreto 25 janeiro 1812).
Academia de desenho e pintura- Tendo em consideração que as artes do desenho, pintura, escultura e arquitetura civil são indispensáveis à civilização dos povos e instrução pública de meus vassalos, além do aumento da perfeição que podem dar aos objetos da indústria, física e história natural: hei por bem estabelecer em benefício comum nesta Corte uma Academia que se denominará Real Academia de Desenho, Pintura, Escultura e Arquitetura civil, e que dela tenha inspeção o presidente do meu Erário real propondo-me para ocuparem os lugares de professores e substitutos de cada uma das