A instrução e o Império - 3º vol.

haverá segunda matrícula desde 15 a 24 de outubro. Para este fim, bastará que o estudante apresente ao secretário conhecimento de haver satisfeito a taxa.

As aulas das Faculdades serão abertas no dia 15 de março e encerradas em 15 de outubro. Os lentes são obrigados a lecionar em todos os dias úteis da semana, por espaço de uma hora, podendo, sempre que o julgarem conveniente, ouvir alguns estudantes sobre a lição da véspera. O último dia de cada semana será destinado a uma sabatina ou recapitulação das matérias que fizeram objeto das lições. Para essa sabatina poderão os lentes designar arguentes e defendentes ou arguir por si mesmo os estudantes. O não comparecimento de um estudante à sabatina ou sua escusa em tomar parte nela sem motivo atendível, será objeto de uma nota especial que o lente apresentará a seus colegas nos exames do fim do ano, além de ser apontada uma falta. Terão direitos a prêmios os lentes ou quaisquer pessoas que compuserem compêndios ou obras para o uso das aulas, e os que melhor traduzirem os publicados em língua estrangeira, depois de terem sido ouvidas sobre elas as congregações e de serem aprovados pelo governo.

A congregação reunir-se-á no dia 22 de outubro, a fim não só de julgar as habilitações dos estudantes para serem admitidos a exames, como também designar os lentes que devam examinar nos diversos anos. Para os impedimentos que ocorrerem no decurso dos exames, o diretor determinará a substituição. Os lentes que tiverem regido as cadeiras durante o ano deverão ser de preferência designados examinadores dos respectivos estudantes. Os exames serão por pontos dando-se ao estudante o intervalo de 24 horas. Nos três últimos anos haverá uma dissertação feita pelo estudante sobre um objeto dado