A instrução e o Império - 3º vol.

além de outros, os seguintes trabalhos: estudo químico e geológico da província de Minas; estudo geológico das jazidas de topázios da mesma província; exploração das minas de galeria do ribeirão do Chumbo, afluente do rio Abaeté; viagem de estudos metalúrgicos no centro da província de Minas; análises feitas nos laboratórios de química e docimasia da Escola; estatísticas da produção do ouro de Minas Gerais no ano de 1879. Dos ditos "Anais" foram remetidos exemplares às legações do Brasil no estrangeiro a fim de serem distribuídos pelos jornais mais importantes, com uma notícia sobre os serviços que por sua organização poderia a Escola prestar à ciência e à indústria mineira no Brasil"(Relatório ministerial).

Novo regulamento. "A Escola tem por fim preparar engenheiros para lavrar minas e para os estabelecimentos metalúrgicos. Os cursos são gratuitos. As matérias ensinadas constituirão dois cursos.

O curso preparatório durará dois anos e compreenderá as seguintes matérias: 1º ano: aritmética, álgebra, geometria elementar, noções preliminares de trigonometria, desenho de imitação. 2ºano: complementos de álgebra e geometria analítica a duas dimensões; cálculo de derivadas; geometria descritiva; trigonometria retilínea completa; física elementar; química de metalóides; noções de botânica e zoologia; trabalhos práticos; manipulação de física; química, zoologia e botânica; trabalhos geográficos.

O curso superior durará três anos com as seguintes matérias: 1º ano: mineralogia; física; química (metalóides e química orgânica); matemáticas e mecânica racional; geometria descritiva; trabalhos práticos; manipulações de química, determinação prática de minerais, excursões mineralógicas. 2ºano: