realizado a cessão gratuita da Escola e suas pertenças deixou esta de ser convenientemente reorganizada como preceituara a Lei 2640 de 22 de Setembro de 1875" (art. 19 § 4).
1882. O projeto de reforma "Ruy Barbosa criava um Instituto Nacional Agronômico na Corte, e o de Almeida e Oliveira Escolas de zootecnia e veterinária e Escolas de agronomia e veterinária em várias províncias.
1882. O projeto de reforma "Ruy Barbosa" criava no seu relatório as seguintes notícias especiais sobre o estado do ensino técnico e profissional nas Províncias: um instituto de educando artífices no Pará; outro no Maranhão; um instituto agrícola industrial e um liceu de artes e ofícios em Pernambuco; uma academia de belas-artes, um colégio de órfãos de São Joaquim e um liceu de artes e ofícios na Bahia; um instituto de artífices em São Paulo; um instituto artístico; uma companhia de aprendizes artífices no Rio Grande do Sul; um curso de farmácia, um asilo agrícola de Ouro Preto e uma escola agrícola em Minas Gerais. Ao todo:13 estabelecimentos de deficiente educação técnica. Na Corte os institutos em que se ministram lições de trabalho são: o de surdos-mudos, meninos cegos, meninos desvalidos, o benemérito liceu de artes e ofícios. Total de 17 estabelecimentos em que se dão conhecimentos de utilidade prática para todo o país; isto é para uma população de cerca de 12 milhões.
1883. Desenvolvendo a tese "estado do ensino superior, vícios, e lacunas de sua organização, providências e reformas necessárias", para o Congresso de Instrução do ano de 1883, o doutor A. V. Borja