Regulamento de 1855 foi o de remover esses inconvenientes, dividindo em dois cursos distintos todas as matérias que compreendem o ensino do Colégio, atendeu à necessidade de dar maior extensão aos conhecimentos que preparam para as carreiras comerciais e industriais, e dando nova forma à distribuição dessas mesmas matérias, procurou facilitar o desenvolvimento da inteligência dos alunos. Só a experiência poderá com segurança afirmar que se alcançou este importante resultado... As dificuldades que acompanham em geral qualquer reforma, por mais necessária que a tornem as circunstâncias, irão gradualmente desaparecendo, e já durante o presente ano letivo deve-se esperar mais regularidade nos trabalhos: professores e alunos mais habituados com as novas disposições do Regulamento, com maior facilidade auxiliarão as vistas e intenções do governo, e dest'arte se aproximará a época em que poderá o Colégio Pedro II realizar as esperanças que nele depositam os que desejam a ilustração do país e compreendem a necessidade de restaurarmos os estudos clássicos entre nós... Compenetrado das vantagens que colheria o ensino de fixarem-se logo, no princípio do ano letivo, os livros e compêndios, de traçar o plano das disciplinas, e indicar a ordem e a direção em suas lições, elaborou o Conselho Diretor os programas dos estudos (aprovados em portaria de 24 de fevereiro deste ano). Aproveitada a experiência de outras nações adotou o Conselho às nossas circunstâncias os últimos programas dos liceus franceses, fazendo-lhe as modificações que exigiam a organização diferente dos institutos franceses e do Colégio Pedro II, e a falta de livros apropriados para a divisão das matérias indicadas nos mesmos programas. Organizados como se acham, ainda estão longe