A instrução e o Império - 3º vol.

dos professores adjuntos insiste o Inspetor geral na necessidade da criação de Escolas normais.

No ano seguinte o ministro José Antonio Saraiva diz "que a falta de umaEscola normal para a habilitação dos professores é um grande embaraço que se opõe ao rápido desenvolvimento do ensino. A experiência tem demonstrado que a instituição dos prfessores adjuntos não supre aquela falta..."

1862. "A criação de uma Escola normal é uma necessidade urgente diz o relatório do ministro José Ildefonso de Souza Ramos. Na Corte e nas províncias torna-se de dia a dia mais sensível a falta de pessoas idôneas para o magistério. A instrução de professores não satisfaz a esta exigência..."

"O estabelecimento de Escolas normais nas capitais das províncias (relatório do ministro Liberato Barroso, 1865) onde se formassem candidatos para os concursos do magistério, auxiliados pela ação benéfica de hábeis diretores seria certamente o meio de desenvolver e uniformizar o ensino"

1866. "Urge finalmente que se cuide de formar bons professores. Para que o professor se eleve ao nível de sua importante missão, é preciso que aos conhecimentos que deve possuir, reúna qualidades e habilitações especiais, que só em estabelecimentos pedagógicos se podem adquirir. O magistério não pode continuar a ser, como é entre nós, um simples meio de vida a que ocasionalmente se recorre em falta de outro. Não se pode, pois, prescindir de criar no Município da Corte um estabelecimento daquela natureza, internato completo, no qual sejam admitidos, mediante módica pensão, os moços aspirantes ao professorado, tendo anexo, como curso de aplicação,