maioria, dir-se-ia que as alunas não se reputam em lugar seguro, porque os corredores da Escola, com grande ameaça para a disciplina, ficam cheios das "portadoras" que acompanham as alunas, e ali esperam até o fim dos exercícios. Com o intuito de franquear aos professores os cursos em exercício, e aos adjuntos, em geral nomeados interinamente, determinou-se que as aulas funcionassem à tarde e à noite, isto é, das cinco às nove horas posmeridianas. Além da aberração de se incluir o ensino da agricultura no programa de uma escola que funciona à noite, aquela disposição desnaturou-a tirando-lhe todo caráter prático... Há ainda a viciosa organização do programa das matérias. Houve o propósito de sacrificar a parte literária à científica, donde resultou que o ensino prático foi sacrificado com o anormal desenvolvimento do teórico. Sobrecarregou-se o programa com disciplinas até certo ponto dispensáveis e resumiram-se ou suprimiram-se outras absolutamente indispensáveis. Criaram-se as cinco seguintes cadeiras: matemáticas elementares, de elementos de mecânica e astronomia, de ciências físicas, de ciências biológicas, de noções de agricultura, que rigorosamente podiam formar duas. Criaram-se as três seguintes cadeiras, cujas disciplinas poderiam ser ensinadas pelo mesmo professor : de lógica e princípios de direito, de economia social e doméstica, de pedagogia e metodologia. Criou-se uma cadeira de francês. Ao passo que desta forma se complicava o programa pela extensão, de certas matérias omitiu-se completamente o ensino da literatura do país, e a cadeira de português foi limitada aos dois primeiros anos..." O sr. Souza Bandeira dá a seguinte solução para formação do professorado: para os futuros mestres a criação de duas escolas normais, uma para mestres