e outra para mestras, com organização acomodada às exigências da pedagogia moderna. Para os professores sem preparo técnico se criará um estabelecimento especial como o Pedagogium de Viena, onde os atuais professores não vitalícios e os adjuntos serão obrigados a completar e aperfeiçoar os seus conhecimentos. As escolas normais funcionarão de dia com todos os aparelhos necessários; a outra escola à noite ou nos dias em que não trabalharem as aulas primárias... A criação das três escolas indicadas é de absoluta urgência, e a despesa com elas não excederá de 200 contos. Para direção das escolas sugere o contrato de estrangeiros de distinção, habilitados na direção ou no professorado de estabelecimentos congêneres na Alemanha, Áustria, Suíça. Nos contratos se estabelecerá a cláusula de que os diretores se obrigarão a aprender o português, para em tempo razoável encarregarem-se de ensinar pedagogia e ciências auxiliares. A nomeação do diretor estrangeiro tem outra vantagem. Entre nós o serviço de inspeção do ensino ressente-se da nossa habitual condescendência. O professor leva a vaidade ao ponto de não gostar que se lhe façam observações sobre o desempenho de suas funções, principalmente quando chegou a obter o título de vitalicidade, que é um dos embaraços ao desenvolvimento do ensino no Brasil. Os encarregados da inspeção julgam-se em consciência obrigados a respeitar aquela susceptibilidade enferma, e daí provém o abandono ou relaxamento da inspeção. O estrangeiro está acostumado a outros hábitos; a inspeção das escolas é para ele tarefa muito séria, no cumprimento do qual não se fazem transações. Repelido o alvitre proposto, o melhor meio de assegurar o acerto da nomeação dos diretores é escolhê-los, mediante contrato, pessoas que por