matérias, a cujo desenvolvimento pedagógico se daria lugar no curso normal propriamente dito. Dest'arte aos alunos, que em exames de admissão exibissem suficiente conhecimento de leitura, escrita, noções de gramática e aritmética prática das quatro operações elementares sobre inteiros e frações franquear-se-ia o curso preparatório, compreendendo: 1ª série: língua portuguesa, matemática elementar, elementos de cosmografia e geografia; 2ª série: língua portuguesa, noções de ciências físicas e biologicas, noções de história universal (acompanhariam este curso lições de religião, de música, ginástica, caligrafia, desenho linear e trabalhos de agulha, e facultativamente o ensino da língua francesa). Frequência obrigatória, lições e sabatinas. Os alunos aprovados nas matérias deste curso preparatório, e que, a juízo dos professores congregados, houvessem manifestado aptidões para o ensino, passariam a seguir o curso normal também repartido em duas séries de forma seguinte: 1ª série: 1º- estudo complementar da língua portuguesa, abrangendo noções de literatura nacional; instruções sobre o ensino de idioma vernáculo; 2º- revisão do curso matemático, noções de mecânica e astronomia; metodologia da matemática e da astronomia; 3º- geografia e história: repetição com maior desenvolvimento na parte relativa ao Brasil; instruções sobre o ensino destas matérias; 4º- pedagogia e metodologia elemental. 2ª série: 1º- cosmologia; resumo e síntese de ciências físicas e biológicas, acrescendo elementos de higiene e de agricultura; instruções pedagógicas relativas a estas matérias; 2º- lógica e noções de direito natural e politico; 3º- economia social e doméstica; 4º- pedagogia e metodologia geral; história da pedagogia. Lições de artes: ginástica, música, caligrafia, desenho linear, e para as alunas, trabalhos