A instrução e o Império - 3º vol.

professores, tendo em vista cada um destes as delimitações fixadas no regulamento de 1881. Desta última condição proveiu o fato, repetição do de anos anteriores, e que forçosamente terá de dar-se enquanto subsistirem tais delimitações de apresentarem alguns programas desenvolvimento talvez superior às exigências de um ano primário, embora normal, como o próprio decreto de sua criação o declara, enquanto outros conservarem-se no nível conveniente. Semelhante desigualdade, que não pode ser levada à conta dos professores, tem como consequência, para estes, uma distribuição de serviços sujeita a reclamações, e para a quase totalidade dos alunos um esforço magno para vencerem os programas mais desenvolvidos; não sendo raro ainda assim vê-lo de todo inutilizado por ocasião de prestarem o exame da matéria. Apesar destas considerações, os programas foram cumpridos até a metodologia especial, obrigação que o regulamento impõe a cada professor como o fecho do respectivo curso. O ensino foi teórico e prático, se bem que, quanto a este, limitado ao possível pela escassez de material para as aulas de que a Escola dispõe, e cujo aumento é, entretanto, tão necessário quanto urgente. A Escola destinada a preparar professores principalmente para as cadeiras públicas, onde os novos regulamentos tanto determinam o ensino concreto, não pode deixar de estar provida dos indispensáveis instrumentos e aparelhos modernamente inventados para auxiliarem os alunos na percepção do objeto da lição, e dos quais tantos tipos nos foram oferecidos e pela recente e muito proveitosa Exposição Pedagógica entre nós. Como já se havia dado no ano passado, deixaram de verificar-se no ano de 1883 os exercícios práticos de pedagogia, tão judiciosamente recomendados no regulamento