com indicação dos nomes das alunas que os produziram, à imitação do que na Escola existe relativamente à aula de caligrafia; estes trabalhos constituiriam subsídios para o museu escolar, cuja organização, como da biblioteca, nos estão em parte cometidos" (Do relatório em diretor da Escola).
1884. Em fevereiro são expedidas instruções para os exames da Escola.(Aviso 11 fev. 1884).
1888. Novo Regulamento. "A Escola normal destina-se a formar professores para as escolas de instrução primária do Município da Corte". Regime de externato. Ensino gratuito distribuído a ambos os sexos. Curso em três anos. É fixado em 50 o número máximo de alunos admissíveis no 1º ano do curso. A Escola terá um ginásio, uma biblioteca, um museu pedagógico, gabinetes de desenho e para estudo das ciências físicas e naturais, e uma oficina para trabalhos manuais. Anexa à Escola haverá escolas de aplicação para cada um dos sexos. Poderá ser anexado à Escola um jardim de infância em que os alunos-professores se habilitem na prática do respectivo ensino.
O pessoal docente constará de 7 professores, sendo: um de religião; um de instrução moral e cívica, noções de economia política, pedagogia e legislação escolar; um de português e noções de história da literatura da língua vernácula; um de francês; um de geografia e história; um de matemáticas elementares e noções de escritura mercantil; um de elementos de ciências físicas e naturais. Cinco professores adjuntos: um de instrucão moral e cívica; noções de economia política, pedagogia e legislação escolar; um de português e noções de história da literatura da língua vernácula; um de geografia e história; um de matemáticas