exceto às segundas-feiras, que serão dias feriados, quando não houver outro na semana, os dias de entrudo até quarta-feira de cinza, os da semana santa e os de Páscoa até 2ª feira inclusive.
Além destas aulas especificadas acima, haverá mais uma denominada a aula de modelo vivo, a qual será regida em cada semana por um professor efetivo ou honorário segundo as instruções que forem expedidas pelo corpo acadêmicos. A escolha dos modelos vivos para esta aula será feita pelos professores das seções de pintura e escultura, que os deverão procurar em todas as variedades da espécie humana, a fim de que os artistas os possam estudar e fielmente representar em suas composições. Ao professor de semana compete exercer a polícia e a vigilância necessária à ordem e regularidade dos respectivos trabalhos. Só serão admitidos os alunos que por suas habilitações forem designados pelo corpo acadêmico no princípio do ano, os professores e os artistas que obtiverem do diretor licença especial para aí se exercitarem.
A aula de desenho geométrico será dividida em duas séries: a 1ª complementar da cadeira de matemáticas constará do desenho linear; a 2ª de aplicações especiais do mesmo desenho à indústria. Todos os alunos são obrigados a frequentar o ensino da 1ª série antes de passarem para o estudo de qualquer outro ramo artístico. Os trabalhos desta série durarão um ano letivo, durante o qual o respectivo professor ensinará aos alunos o desenho de figuras geométricas, o das três ordens gregas e a teoria das sombras. O aluno que dentro de um ano não se achar habilitado nesta matéria continuará a frequentar a mesma no ano seguinte. Na aula de desenho de ornatos,