1883. "O movimento do ano anterior, em que começaram a ser executados os novos estatutos, foi o seguinte: 137 alunos matriculados, dos quais 37 do sexo masculino e cem do feminino. Foram admitidos 21 ouvintes em diversas aulas. Dos alunos matriculados só 60 prestaram exames, sendo 13 do sexo masculino e 47 do feminino. Foram aprovados com distinção quatro(moças); plenamente 28 (nove homens e 19 moças); aprovados: 24 (três alunos e 21 alunas); reprovados quatro (um aluno e três alunas). Nenhum foi premiado. Pela Sociedade de Música Clássica que funciona nesta Corte com a denominação de Club Beethoven foi instituído um prêmio para o aluno mais distinto do Conservatório. Este prêmio que consiste em uma medalha de ouro, será conferido pela primeira vez no corrente ano."
1888. Modificação no plano dos estudos: a aula de rudimentos de música, solfejo, coletivo e individual e noções gerais de canto para o sexo feminino; em uma das aulas será ministrado às alunas do 1º ano o ensino dos rudimentos de música e solfejo coletivo e individual e a outra o ensino de solfejo e noções gerais de canto às alunas do 2º e 3º ano. (Dec. 10.127 de 29 de dezembro de 1888).
1889. Nova remodelação administrativa: o horário das aulas será organizado pelo inspetor de ensino... À junta dos professores compete propor ao governo, por intermédio do diretor, as alterações dos estatutos e a criação de novas aulas e indicar também os nomes de professores interinos. Serão admitidos à matrícula do Conservatório, na 2ª seção dos cursos, as pessoas que pelos professores da 1ª seção, forem julgadas aptas para principiar o estudo de instrumentos independentemente de haverem terminado