A instrução e o Império - 3º vol.

apenas nos totais, em vez de serem distribuídos segundo os municípios e paróquias, permitisse o aproveitamento de contribuições muito mais sucintas do que aquelas que antigamente se faziam indispensáveis, ainda assim figurou em falta a província da Paraíba, em relação a qual os números expostos pela diretoria, extratados do relatório da presidência, de 1874, não se referiram a esse ano, mas ao imediatamente anterior.

Não melhorou a situação de serviço nos dois exercícios seguintes. De fato do relatório da diretoria (1876) se vê que de duas províncias não fora possível obter informação alguma. Tocara a vez ao Piauí e Espírito Santo, respectivamente às quais não foi suprida pelos meios, já costumeiros, de recurso a relatórios presidenciais ou reprodução de números referentes a anos anteriores e a deficiência assinalada pela diretoria.

1877. É o próprio ministro que diz no relatório que, apesar de iniciados em 15 de março de 1877 renovados m 23 de agosto e em 8 de novembro, os pedidos de elementos para a estatística do ano de 1876 não haviam sido satisfeitos pelos inspetores de instrução das províncias de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Piauí e Maranhão e ainda do Município neutro. Não tendo havido dessa vez apelo aos expedientes, que dantes se empregavam, para suprir as omissões, daí resultou que o trabalho publicado apenas se referiu às 15 províncias informantes.

"É coisa difícil, dizia o Conselheiro Corrêa, executar no Brasil um trabalho estatístico rigorosamente fiel sobre a instrução. Basta considerar que falta um cento do qual dependa todo o ensino público.