A vida dos índios Guaicurus

de se ter diante de si um modelo perfeito de formas e feições, com linhas de um ideal peculiarmente especial à raça, para uma academia do tipo selvático.

Naturalmente elas não possuem e não tem absolutamente nada das formas finas, delgadas, quase filiformes, das tanagreanas.

Joãozinho tinha uma mulher jovem que não tive oportunidade de ver. Ela não estava no seu rancho, no tempo que passei por lá.

As suas três outras mulheres, uma destas guaicuru, e as duas outras, escravas "chamacocas", (14)Nota do Autor pareciam beirar pelos quarenta anos.

Dizendo "três outras mulheres", não afirmo que o Capitãozinho era polígamo; noto apenas que duas delas eram escravas.

Teria a guaicuru alguns anos mais dos 40 e poucos que lhe apontei? Ela tinha o nariz um pouco aquilino, o rosto emagrecido, comprido e com as maçãs bem proeminentes. Os seus olhos eram vivos e brilhantes; mas já estava um pouco enrugada, encarquilhada. Talvez por esse motivo, teria exagerado a sua idade para mais.

Como as duas "chamacocas, ela estava num constante vai e vem, do grande ranchão ao rancho de Joãozinho onde eu estava, parecendo ter muitos afazeres.