A vida dos índios Guaicurus

reduzida. As doenças mataram muitos deles, notadamente a varíola, cujo contágio os alcançou em 1886 e 1890, e fez entre eles um grande número de vítimas.

A mortandade causada pelas bexigas dizimou toda a bugrada do Sul de Mato Grosso.

E já vinte anos antes a guerra do Brasil com o Paraguai havia causado entre eles grande desfalque.

Em seguida, mais tarde, as perseguições que o Senhor de Barranco Branco lhes fez suportar, obrigando-os a baterem-se para se defender e causaram-lhes a morte de um grande número de homens válidos e novos.

Hoje o seu número ficava muito reduzido.

Eu quis saber porque se lhes chamava também Cadiuéus ou Cadivéus e interroguei a este respeito o Capitão Guazú-Ãcã.

Este explicou-me "que eram sempre Guaicurus" e que só desejavam e queriam conservar sempre este nome.

Pretendeu que os cadiuéus eram os membros de uma nação amiga que se havia unida e depois fundida na sua, mas cujos varões todos, pouco a pouco, acabaram por desaparecer e que atualmente não havia mais que Guaicurus.

Não obstante, acrescentou: "as nações Brasileira e Paraguaia nos chamam, às vezes, Cadiuéus".

Era exato o que acabava ele contar-me o Capitão Guazú-Ãcã, ajudado pelo Capitãozinho que falava com mais facilidade o português e traduzia-me certas frases emitidas na língua da tribo.

Cadiuéus era apenas uma deformação da palavra, Cadivéus, em consequência de uma pronúncia incorreta.