A vida dos índios Guaicurus

Havia, a mais, alguns flautistas cujos instrumentos consistiam numa espécie de apitos, feitos por eles com pedaços de taquara e que davam sonidos agudos.

Tinham também uma espécie de tambor cuja caixa era feita com a casca de uma árvore chamada "jaracatéia" (25)Nota do Autor casca bastante forte e resistente e que supera neste ponto a todo o conjunto da parte lenhosa que encerra.

A porção dpo tronco da árvore escolhida, corta-se a cada uma de suas extremidades.

Fica então fácil de extrair do interior todo o lenhoso, bastante mole e que apodrece ligeiro.

A casca ficando intacta, não há mais que fixar a uma extremidade ou às duas um couro relativamente fino, para transformar o cilindro em um tambor. Operação que não oferece para eles nenhuma dificuldade.

Confesso que não pude ver de perto o tal tambor para poder formar uma ideia certa do seu modo de construção quanto à madeira.

Aí está a composição da orquestra no que se refere aos instrumentos. E será aos seus sons que não se pode dizer muito harmoniosos que os bailarinos iam dar-nos uma mostra característica de sua agilidade, de sua "elegância", do seu talento na arte coreográfica com as "graças" que os índios soem e sabem meter em todos os seus movimentos!

Os músicos que compunham a banda — isto é, a orquestra, começaram logo em acordar os seus instrumentos. Acordar!

Era talvez o que pareciam tentar fazer.

Era, pelo menos a intenção que eu lhes atribuía.