líquido excitante, tônico, o "'stimulus" que permite ao homem dos campos resistir em circunstâncias muitas vezes críticas, nas quais deve dar esforços algumas vezes acima das suas forças e vencer as privações momentâneas de alimentos que, enfraquecendo-o, lhe tirariam todos os seus meios de ação e de defesa.
No mate, todos os que o usam, acham e tiram dele o alimento que sustenta a sua atividade, mantém e conserva o espírito mais vivo e mais pronto, sobretudo quando servido numa roda e tomado por vários indivíduos para esse propósito reunidos.
O mate desenvolve pois, o senso da sociabilidade num ambiente alegre; distrai e permite esquecer as horas más que muito amiúde se tem passado em meio de dificuldades inconcebíveis; dificuldades desconhecidas, insuspeitadas de todos os que não têm viajado nestes países quase inabitados da América do Sul, onde, amiúde e a cada passo, surge muitas vezes um obstáculo novo.
O vento havia varrido os mosquitos que o calor dos dias precedentes tinha feito nascer nas águas que as ervas altas e apertadas da cabeceira, tornavam nas suas beiradas, mais ou menos estagnantes,e que se haviam consideravelmente multiplicado graças à altura da temperatura.
Deitei-me sem armar meu mosquiteiro.