Joãozinho reuniu sete dos seus cachorros aos do Capitão Guazú-Ãcã entre os quais havia dois bons tigreiros-mestres; e, sem maior demora pusemo-nos em marcha.
Talvez precisássemos da jornada inteira do dia seguinte.
Haviam-se levado alguns mantimentos como matula. Nunca se sabe o que pode acontecer, se a caçada será feliz. Os acasos imprevistos são tão diversos e numerosos.
Do Tuiuiú ao ponto escolhido pelo Capitão Guazú-Acã, bem se podia contar uns 20 a 25 quilômetros, pelo menos.
Chegamos lá depois de uma marcha bastante acelerada um pouco antes do ocaso do sol.
E nas margens do rio Niutaque que corria neste lugar entre duas barrancas de mediana altura, preparamo-nos em vista de pousar.
O Capitão Guazú-Ãcã havia ruminado e premeditado esta caçada desde já algum tempo e sete a oito dias antes ele havia mandado ali três bugres da sua gente em busca de mel e, ao mesmo tempo, havia recomendado fazer uma queimada num campo que havia indicado, não longe do lugar onde tinha projetado de fazer um pouso e onde agora estávamos.
Nessa época do ano, por causa das chuvas muito frequentes que podem sobrevir de um momento a outro, não se queimam os campos de uma maneira geral, apesar de que uma boa parte das gramíneas estejam florescidas ou tenham chegado a sua plena madureza e tendam pela sua dessecação.