A vida dos índios Guaicurus

Os grandes incêndios ou "queimas" dos campos,(38)Nota do Autor, fazem-se geralmente a partir do mês de Maio, ou melhor, desde que se têm manifestado os primeiros frios, as primeiras "geadas-brancas", quando se produzem e estendem-se até agosto.

Escalando assim as queimadas, tem-se durante um tempo maior pastagens verdes e tenras para as manadas dos animais domésticos mansos, quer criados à solta ou não; mas que vão aproveitando, ao mesmo tempo, todos os herbívoros silvestres.

Assim, pelo fato de que, num lugar restrito qualquer, o fogo tivesse destruído todos os pastos e ervagens maduros e secos, os animais selvagens vêm de longe, atraídos pelos brotos novos, verdes e macios que emerjam acima das moitinhas das gramíneas carbonizadas que desaparecem em parte debaixo das suas cinzas, e que se vêm erguendo desde o segundo ou terceiro dia, tão favorável é o clima para a vegetação.

E a atração provocada por esses pastos frescos é tão grande que, prevenidos pelo cheiro característico das ervas queimadas que se difunde a vários quilômetros, e mais quando a fumaça é levada por algum vento, numerosos cervos e veados, vindos de pontos muito distantes, arrojam-se naquelas queimadas onde os seguem muitos outros animais silvestres, bem como os gados bravios se os há na região, todos muito gulosos dessas ervagens e sobretudo do seu tempero.

Queremos falar das cinzas da macega destruída pelo fogo que absorvem forçosamente ao mesmo tempo.

Aquelas encerram uma boa proporção de sais sódicos e potássicos.

Assim, veem-se muitas vezes entre os animais domésticos que pastam nas queimadas novas muitos casos de diarreia manifestarem-se num número bastante grande