das reses, ainda que, às vezes, para os mesmos animais essa diarreia possa ter outra origem.
Tudo foi disposto para que possamos passar uma noite bem à vontade, devendo, pela madrugada, transportar-nos ao lugar da caçada distante apenas meio quilômetro.
Atrás dos herbívoros, dizíamos mais acima, outros bichos procuram também a queimada. Entre eles, os carnívoros, porque sabem que lá se acharão numerosas as suas presas; mas eles param nas beiradas, escondidos na mata. Outros como as porcadas silvestres, herbívoros também, vêm procurar a facilidade de poder remexer o chão com o focinho.
E, dos pequenos aos grandes, os que são destinados a serem devorados e a servir de pasto aos outros, como os que os devoram, são atraídos pela queimada.
Desde que o céu começou a branquejar ao nascente, indicando a aproximação do dia, os nossos cavalos estavam já selados e os cachorros ajoujados; pusemo-nos em marcha.
Um bugre ficou no acampamento para guardar os cachorros que soltária desde que ouvisse os primeiros estampidos dos nossos tiros.
Antes de desembocar no campo queimado, que formava uma espécie de grande clareira — pelo menos na aparência; e de uns 15 a 20 hectares — e a uma centena de metros aproximadamente, apeamos todos e atamos os cavalos.
Repartimo-nos em dois grupos e em cada grupo tomamos nossas distâncias, como se diz em termos militares, para colocar-nos em seguida como atiradores. Cada um de nós desejava abater a sua presa e ter alguma coisa para figurar na lista da caçada.
Isto, porém, era muito difícil de realizar-se. Após o primeiro tiro por um de nós, quer mais apressado, quer