A vida dos índios Guaicurus

Haviam surpreendido um pequeno bando desses porcos e haviam podido matar cinco deles. Era a abundância!

Os últimos chegados, no tempo em que acabávamos de tirar os couros das antas, se foram ao acampamento onde concluíram a limpeza e os aprestos de sua caça, sem esquecer, nem deixar de fabricar a afamada morcela; o petisco que é para eles uma preparação culinária — não direi da sua especialidade, da sua invenção, porque a vi praticada por outros silvícolas — mas devo reconhecê-lo e posso dizê-lo, que é muito apetitosa, por maior que seja a falta de tempero. Ela muda um pouco do uso seguido de carne assada.

Entrementes acabávamos de tirar o couro, de esquartejar as antas, e de transportar os quartos para o acampamento. Os couros foram bem esticados para poderem desidratar um pouco e mais depressa.

Toda a carne foi charqueada, assim como a dos catetos, não reservando destes senão as costelas e alguns pedaços para "churrasquear", nesta mesma tarde e na manhã seguinte.

Deitamo-nos bastante cansados. Havíamos decidido o nosso regresso para o dia seguinte, depois que toda a carne tivesse recebido durante duas a três horas a ação do sol.



* * *

Como havia sido combinado na véspera, preparamos a nossa saída de regresso logo após o almoço. Por meio de cipós e de algumas correias, os bugres puseram toda a carne em fardos.

Os couros mal desidratados foram, uns dobrados, outros enrolados.