corpo mostrava forte musculatura. O conjunto da sua estrutura dava a impressão de que possuía uma constituição tão sadia quanto possante.
Ele é, como todos os da sua tribo, excelente cavaleiro, hábil atirador e de uma destreza admirável para laçar ou lançar as bolas.
O seu imediato Joãozinho traz também o título de Capitão, mas não se lhe dá senão o diminutivo da palavra, mais familiar e mais íntima. O "Capitãozinho".
Joãozinho é de um tipo muito diferente. As suas feições estão bem longe de serem tão pronunciadas como do seu chefe. Os seus traços são mais suavizados e mais finos. De estatura pouco abaixo da média, parece um pouco magro, mas a sua musculatura é muito desenvolvida, o que demonstra possuir uma força fora do comum, mas, ao mesmo tempo, é de uma grande agilidade.
Não parece ter atingido quarenta anos. O seu nariz e a sua boca contrastam muito com os do Capitão Guazú-Ãcã.
As suas maçãs são normais e os seus olhos, abertos, vivos e de uma grande mobilidade, vigilantes e atentos.
A sua tez é menos avermelhada, ainda que queimada, e a cor do seu corpo é mais clara, porém um tanto bronzeada.
Não tem, como os seus companheiros da tribo, esse ar acanhado, tímido e tão reservado que mostram em geral, todos os bugres em presença de estrangeiros.
Salvo meu companheiro e eu, todos os demais eram muito conhecidos dos bugres. Ainda mais, o Benevides e o filho eram muito amigo deles; de vez em quando os índios costumavam ir à fazenda Santo Antônio para fazer algumas compras e davam-se muito bem com todo