A vida dos índios Guaicurus

Incendiaram mesmo os ranchos e fizeram prisioneiros algumas mulheres e crianças que levaram.

Joãozinho e sua mãe foram deles.

Tinha então, disse-me, segundo o que lhe foi contado mais tarde, um ano e meio apenas. Sua mãe cativa pôde continuar a criá-lo.

Ele ignora tudo do seu pai. A sua mãe nunca lhe falou dele. Era estrangeiro? Era Paraguaio? Não sabe.

De sua mãe, ele não soube quase nada. Ela morreu quando tinha quatro anos e meio, ou cinco, talvez.

Era de origem guarani ou paraguaia? Isto é, já mestiça ou descendente de mestiços, de índia Guarani e de estrangeiro?

Convém notar que todos os paraguaios têm sangue Guarani nas suas veias, com a exceção dos crioulos, descendentes de pai e mãe estrangeiros.

Estes têm o tipo francamente europeu. Quanto aos outros, é somente de meio sangue acima que se aproximam bastante deste tipo.

É quase sempre o sangue do pai estrangeiro que supera e predomina, apesar de que, nesta descendência, alguns, segundo a região da sua origem, são mais ou menos de cor mais morena, sem que isso possa ser atribuído à região. Assim, no Paraguai, os habitantes antigamente originários da região de Vila Rica eram mais queimados, mais trigueiros que a maior parte dos outros habitantes do país.

Entre as diferentes tribos de índios, pôde-se notar essa diferença que existe também, a de que algumas delas são mais ou menos bronzeadas e outras mais avermelhadas, como acontece, por exemplo, com os índios Guaranis