A vida dos índios Guaicurus

se os compararmos aos Xavantes, (17)Nota do Autor Os xavantes são mansos aos Guaicurus e aos Guatos, que são levemente mais claros.

O meu interlocutor era moreno, bronzeado, o que deixaria acreditar que um pouco de sangue de branco, esclarecia um tanto a cor de sua tez e que podia ter herdado, tanto do seu pai como de sua mãe; podendo esta ter uma origem índia e talvez ser um meio sangue guarani. Estes pormenores explicam porque, tirante a cor, as linhas das feições de Joãozinho se apresentavam mais regulares, mais finas e contrastavam com a dureza das dos índios de sua tribo, da qual não era mais que o filho adotivo, e que o distinguiam tão nitidamente dos outros.

Se no físico esta distinção era notável, era-o também quanto ao moral, e talvez ainda mais fortemente acentuada, como pude julgar e apreciar, pelo modo de emitir as suas próprias ideias, em tudo o que se refere a sua tribo: mas também, e sobretudo, quanto ao seu juízo, lógico, sensato e reto em relação à situação em que se achavam, como índios, morando e vivendo em território brasileiro e reivindicando a \"nacionalidade brasileira\", como aborígenes, ao mesmo título que os demais autócnes e até — concluiu ele, com mais direitos que alguns estrangeiros, tal como o Português, Senhor de Barranco Branco.

Como era de supor, ele nem sabe ler nem escrever. Criado pela tribo após a morte de sua mãe, e não a tendo nunca abandonado, havia crescido na ignorância, longe da gente civilizada das quais os índios fugiam por temor, e

[link=19611]Ilustração: O pouso na hora do almoço de dois bugres em caçada[link]
[link=19612]Ilustração: Caçada de onça[link]