A vida dos índios Guaicurus

rápido o seu longo bico, na delgada camada de água clara, para pegar no fundo, apenas lodoso, o bichinho que a acuidade da sua vista lhe tinha permitido descobrir. Foi preciso quase deitar-nos no capinzal do brejo e serpear para não nos descobrirem.

Se por acaso tivesse havido algumas "chajhas" ou terús-terús, (18)Nota do Autorcertamente eles teriam lançado o grito de alarme e espantado todos os bichos dos arredores e todos os comensais da lagoinha. É incrível como estas duas variedades de aves têm os ouvidos finos e sensíveis, como também o seu orgão da visão.

Joãozinho rastejou o melhor que pôde, e ainda bastante ligeiro, deixando-me longe atrás dele. Assim aproximou-se bastante de um par de garças. Eu tinha-lhe seguido à distância, mas quando o vi apontar, parei.

Demorou-se um pouco para atirar. Por fim, saiu o tiro.

Um voo magnífico de todas as aves naquela hora frequentadoras da laguna foi a consequência da ruidosa detonação.

Várias centenas delas, de espécies diferentes, estavam disseminadas nas suas margens e até no centro, onde havia numerosos patos que se puseram a voejar, todos protestando com os seus gritos, que nos pareciam hostis, contra o desassossego que acabávamos de ocasionar entre eles.

Logo de pé, vimos dois pequenos vultos brancos que haviam ficado na beiradinha da água. Um deles mexia-se ainda.