A vida dos índios Guaicurus

a distância de algumas centenas de metros, de uma cadeia de morros baixinhos, quase unidos entre si pelas suas bases e formando como uma pequena cordilheira, até chegar no lugar chamado "Tigre", nome dado também ao último morro, o mais elevado pelo qual termina a cordilheira, e onde estava a aldeia do Capitão Guazú-Ãcã.

Este achava-se ausente também. O alarme foi grande. Mas os poucos homens que tinham ficado na aldeia ajudaram mulheres e crianças a mudar-se indo esconder-se nas partes mais apertadas do mato da cordilheira, cujos últimos pequenos degraus acabavam quase à beira do grande corrixo "Namoculi" — braço que se destaca da margem esquerda do rio Niutaque para vir desembocar nesse mesmo rio, um pouco acima do morro do mesmo nome, formando assim uma ilha bastante grande e quase todo brejosa, ou de campos baixos.

Não se sabem nunca os desígnios da Providência, e apesar de todas as precauções que podem tomar os bugres quando viajam ou sabem de sua aldeia, não há nada que possa impedir que a sorte — a má sorte — os leve a topar com os seus inimigos.

Naquele dia, o inimigo era o destacamento, a escolta armada. Seria então preciso defender-se? Eles, pois, não temiam a necessidade de fazer frente e de bater-se um contra dez, se o caso se tivesse apresentado; mas arriscavam matar muito dos seus agressores, e, para eles, como já foi explicado, esta solução seria perigosa. Era preferível evitar qualquer encontro que pudesse tornar-se funesto.

Jhivajhãá, cumprindo o seu primeiro dever, voltou ligeiro à aldeia do Niutaque, que achou deserta e completamente desocupada.