A vida dos índios Guaicurus

de essência de petróleo e de petróleo. Ao mesmo tempo, fabricaram-se as velas esteáricas: em seguida, veio o gás de carvão de pedra, e enfim a eletricidade, sem falar da luz Drummond, ou luz oxídrica. Tudo isto em menos de meio século.

Pois seria justo proclamar o século XIX, cuja última metade foi tão fecunda em invenções concernentes à luz e à iluminação, o título de "Século das Luzes", no seu sentido próprio; podendo-se ainda tomar-se também no figurado.

Os bugres Guaicurus que ignoram todas essas invenções, todos esses progressos, são felizes assim mesmo com o seu modesto e primitivo sistema de iluminação, que é, contudo, um progresso decerto sobre aquele de que se valia o homem da pedra, mesmo polida. Para iluminação ad giorno, no exterior dos ranchos, temos dito, na ocasião do baile qual eram os meios de que dispunham.

Depois do nosso copioso jantar, o Capitão Guazú-Ãcã, ou melhor, a encarregada da cozinha, nos mandou por um rapagão para servi-lo a erva mate, a guampa e a chaleira de água quente.

Diz-se que o chimarrão, e é isto um fato reconhecido, ajuda poderosamente a digestão das carnes assadas.

Após algumas voltas circulares da guampa, agradeci e sentei-me um momento na rede.

Joãozinho contava ao Capitão Guazú-Ãcã a nossa caçada dos dois dias precedentes. Ele, Guazú-Ãcã, de seu lado havia caçado também e havia sido bastante feliz. Tinha feito um bom provimento de víveres, de carnes e de mel. Cada um dos de sua gente que o acompanhou havia sido pessoalmente muito favorecido pela sorte, e tinha trazido uma carga copiosa e variada de vitualhas.