A vida dos índios Guaicurus

banda, brejosa, cuja largura varia entre 100, 500 até 1.500 metros, conforme as curvas do rio.

Essa banda continua além do Tigre, como também além do ponto onde o rio Niutaque começa a repartir as suas águas com o Namoculi,(31)Nota do Autor que se abre uma via a sua esquerda e cujo curso segue, águas abaixo, até quase uma meia légua perto do Morro Niutaque, onde se incorpora com este, que tão generosamente se havia departido em seu favor de uma porção do seu elemento líquido.

O objetivo de Jhivajhãá era achar os rastros deixados pelos caçadores nesta parte brejosa e onde eles haviam atravessado o rio Namoculi ou Niutaque para continuar na margem oposta — margem direita — sua marcha em direção aos últimos contrafortes da Serra Bodoquena, distantes pelo menos de 15 a 20 quilômetros.

Era uma empresa muito perigosa e ao mesmo tempo excessivamente árdua e penosa, sobretudo a pé e ainda mais para uma mulher.

Um homem dificilmente, nas mesmas condições, teria podido dar conta dela.

A marcha a pé nos macegões da parte brejosa, era muito perigosa, como, talvez, ter-se-a dificuldade em imaginar, mais particularmente fatigante.

Era preciso o devotamento a toda prova de uma mulher cheia de afeição para todos os seus, carinhosa e amante excessivamente apaixonada, para ter tido a temeridade de ousar lançar-se numa ventura tão audaciosa.

Não obstante, corajosa além de toda expressão, ela deu-se inteirinha. E felizmente para ela e todos os da tribo, os seus esforços não foram vãos, nem inúteis.