Ainda! Depois de refletir, Joãozinho e os seus companheiros disseram entre si: "Eles poderiam bem voltar para assaltar-nos por surpresa?" Mas este caso podia ainda prevenir-se facilmente, visto que era previsto.
Contudo, os dois bugres e Joãozinho não andaram mais além.
Não se haviam topado com nenhum dos dois bugres que haviam sido mandados para espiar e observar nas sendas que levavam ao Tigre; voltaram, pois, caminho atrás.
Chegados ao lugar onde tinham deixado os arreios dos seus animais,carregaram-nos na cabeça e continuaram a andar até a Aldeia do Niutaque, onde deixaram a sua carga. E, sem descansar um minuto que seja, trataram de alcançar a roça e de lá foram quase correndo reunir-se com os seus, no escondedouro atrás do Morro.
A imensa alegria que se assenhoreou deles no pensar que haviam podido escapar tão milagrosamente ao cruente morticínio premeditado, parecia ter-lhes criado asas, tão rápido andavam.
Após uma hora, porque na mata, eles foram forçados contra a sua vontade a andar mais devagar. Chegaram cansadissimos, extenuados, e, no meio da sua gente, anunciaram a boa nova.
Pouco depois chegaram os outros companheiros que confirmaram e completaram as primeiras informações dadas.
Assim mesmo, por mais sossegados que estivessem e assegurados, passaram ainda aquela noite nos seus refúgios, como também uma grande parte do dia seguinte.
O Capitão Guazú-Ãcã havia sido prevenido, porque ele também tinha mandado bombear (33)Nota do Autoro inimigo e,