O corrixo foi atravessado sem grandes dificuldades.
Era muito lodoso e cheio de plantas aquáticas.
Contudo, penosamente nossos cavalos vararam-no.
Do outro lado, continuamos a seguir a direção que nos havíamos dado à saída — rumo N-N-O, mais ou menos 10 graus depois de haver-mos marcado ao longe diversos pontos notáveis.
Olhando atrás de nós, vimos os índios beirando o corrixo que corria de leste a oeste.
Depois perdemo-los de vista.
Durante muitas horas atravessamos alternativamente campos limpos - nos quais apressávamos o trote - carandazais ralos e também alguns corrixos pouco fundos.
Observávamos escrupulosamente a direção marcada na saída que seguíamos o melhor possivel, procurando ao longe algum ponto de reparo para guiar-nos de modo mais certeiro.
Fomos obrigados contudo, várias vezes e em vários lugares, a contornar pequenos capões de mato, nos quais os nossos cavalos não podiam entrar e também pequenos capões de carandais, muito apertados, nos quais os brotos (43)Nota do Autor constituíam um obstáculo difícil de se vencer por causa dos espinhos de que são armados os longos pecíolos das suas folhas, mas logo tornávamos a retomar a boa via, o rumo certo ao julgar de nossa apreciação.
Pelas três horas, entramos num carandazal bastante espesso.
Frequentemente tínhamos a obrigação de evitar, desviando espaços regulares onde a vegetação era por demais densa, para voltar em seguida, em tanto como era possível, na direção certa, na qual continuávamos nossa marcha em diante.