A vida dos índios Guaicurus

que ocupou depois as benfeitorias: porém, na ocasião de nossa passagem por ali, não havia nem empregado, nem camarada do Português.

A antiga fazenda, o retiro, era tapera.

De Santo Antônio, um caminho mais ou menos seguido, feito só de trilhos, cortava aos 15 ou 16 quilômetros o corrixo da Capivara, que verte no rio Niutaque perto da foz deste último, no rio Nabileque.

Este corrixo Capivara servia de limite, nesta parte, aos terrenos da fazenda Santo Antônio.



UM IMPREVISTO

Mais adiante do Retiro São João, não se veem mais que trilhos bastante seguidos. Será por eles que chegaremos ao acampamento dos índios, isto é, à aldeia do Tuiuiú e também à Aldeia Grande.

Em certos lugares, cortamos pelo campo a dentro, deixando os trilhos. Talvez será para encurtar o caminho? Suposição minha.

Estávamos já a 6 ou 7 quilômetros além do Retiro São João quando os índios descobriram, ao longe, na planície, uma manada de gado vacum. Havia de 12 a 15 cabeças. Logo, e instintivamente, meteram-se atrás de um capãozinho que se achava perto de nós e ali pararam. Manobra cuja explicação tive muito depois.

Durante alguns minutos, os bugres tiveram entre si um pequeno conciliábulo.

Em seguida, o Capitãozinho, dirigindo-me a palavra, diz-me: Patrão, aquele gado é orelho, vamos ver se podemos tirar um churrasco?